Escolha uma Página

Menstruar pra você é algo natural? Provavelmente não! Na realidade somos criadas ouvindo sobre as dores de ser mulher e esquecemos do lado criador, cíclico e que é sim considerado um dos nossos 5 sinais vitais. Nossa menstruação diz muito sobre nós!

O primeiro ponto sobre nossa conversa é que utilizando métodos hormonais de contracepção como o anticoncepcional não menstruamos literalmente! Nós temos um sangramento por privação de hormônios nas pausas onde não oferecemos ao nosso corpo um hormônio que bloqueia nossa ovulação impedindo assim a gravidez. Bloqueando o ovulação, as 4 fases do ciclo não existem.

Menstruar é visto nos tempos de hoje como uma desvantagem pela variação emocional e física ao longo do mês. Até mesmo nossa criatividade e poder de tomada de decisão irão variar ao longo do ciclo pelos picos de testosterona e outros hormônios que nos deixam com a maior disposição para as tarefas diárias. 

Hoje estou aqui para te mostrar os benefícios dessa variação cíclica. Eu, mesmo com uma rotina de 12 horas de consultório, palestras, aulas e ainda a tarefa de cuidar do lar prefiro mil vezes não ter o mesmo rendimento ao longo do mês do que tentar inibir meus ciclos e não aproveitar minha alta performance do inicio do ciclo à ovulação. 

1) Ela te avisa quando algo não esta indo bem com seu corpo!

Sim… stress, má alimentação, desordens emocionais e hormonais alteram muito nosso ciclo menstrual! Fique atenta a sinais como mudança na coloração, odor, intensidade do fluxo, dores atípicas, presença de coágulos e quantidade de dias do ciclo. Estes são os primeiros fatores que se alteram quando algo não vai bem com seu corpo e mente.

2) Variação do desejo e lubrificação!

Muitas mulheres se queixam que sua libido e resposta sexual caíram muito, principalmente após iniciar o uso da pílula e outros métodos hormonais  ou relacionamentos de longa data. Deixando nossos ciclos atuarem, cada semana estaremos com uma disposição sexual diferente e isso certamente vai te ajudar a não cair no comodismo. Em uma semana queremos fazer amor e em outra sexo selvagem, e tá tudo certo! É assim que nosso corpo deveria reagir mesmo! Deixe seus instintos aflorarem! Principalmente na primeira quinzena do ciclo onde nosso estrogênio e testosterona estarão mais em alta a lubrificação fica mais intensa até no dia a dia. 

3) Menor risco de doenças cardiovasculares!

Nós mulheres naturalmente temos 20% a 30% menos testosterona no nosso corpo comparado com os homens. Quando utilizamos métodos hormonais que bloqueiam nossos ciclos a testosterona disponível fica praticamente zerada. Este hormônio é primordial para a proteção dos vasos sanguíneos e coração. Este é um dos motivos pelos quais mulheres que utilizam pílula possuem mais risco de doenças cardiovasculares como trombose e AVC.

4) Imunidade natural

Nosso corpo possui um sistema de defesa perfeito, inclusive para o vírus do HPV. Hoje em dia este vírus, que é responsável pelo câncer de colo uterino, atinge cerca de 70% da população e é o terceiro câncer mais comum entre as mulheres. Mas nada de pânico! Nosso corpo possui um gene chamado P53 que ajuda no controle desordenado das células tumorais. A má noticia é que mulheres que utilizam anticoncepcional ficam com esta imunidade natural reduzida e a boa notícia é que em 10 anos sem utilizar pílula a imunidade volta ao normal.

5) Menos chances de depressão!

Toma pílula e mesmo assim fica na TPM antes mesmo de acabar a cartela? Mulheres que utilizam métodos hormonais possuem mais chances de desenvolver ansiedade, depressão e irritabilidade ao longo do mês inteiro. Se sente com falta de disposição 30 dias por mês? Reveja seus hábitos diários como alimentação, prática de exercícios físicos, relacionamentos além do seu método contraceptivo, pode fazer toda mudança na sua vida!

Para quem deseja entender mais sobre seus ciclos indico muito a leitura do livro “Lua Vermelha” da Miranda Gray.  

Confira meu E-Book

Contatos

E-mail: vaginasemneura@vaginasemneura.com.br
Site: vaginasemneura.com.br
Porto Alegre - RS