Este post é valioso para quem transpira muita na região da virilha. (Principalmente durante o verão.)
Passaram pelo meu consultório muitas mulheres que relataram um cheiro forte que vinha da região íntima. Era perceptível de longe, elas diziam, mas não era o mesmo odor do muco vaginal. A resposta para essa reclamação era a mesma para todas: esse é o cheiro do suor da sua virilha.
O odor que vem dessa região é realmente desagradável. Isso se deve ao fato de além do suor, ocorrer o acúmulo de restos celulares (que também são expelidos pelas glândulas). Com a proximidade à flora vaginal, todo esse processo se torna um banquete para algumas bactérias.
Quem mais percebe esse cheiro são aquelas que moram em regiões do país com calor mais frequente, ou que usam roupas de tecidos abafados, como calças jeans, ou ainda as que não tiram calcinha nem para dormir.
Como é possível resolver isso?
Uma alternativa que tem ótimo resultado é máscara de argila verde, que tem ação bactericida. O uso é o mesmo para a maioria das marcas, basta aplicar, aguardar até secar e depois tomar banho para retirar. Lembre-se de passar apenas na virilha e na região dos grandes lábios, onde nascem os pelos. Pode ser feito a cada 15 dias.
Outra dica é para quem gosta de desodorante íntimo (mas não deveria). Fazer uma misturinha com uma colher de sopa de óleo de coco, uma colher de chá de bicarbonato de sódio e uma gota de óleo essencial de sua preferência, para aromatizar. Você pode guardar num potinho, vai durar um mês inteiro. Aplique só na região da virilha e grandes lábios. (Ah, também serve como desodorante, pode usar nas axilas.)
Mas isso é apenas para conter o cheiro de suor da virilha. Não estou falando do cheiro da vagina, que é normal, e não deve ser forte ou desagradável. Se sua vagina está exalando um cheiro muito acentuado, procure ginecologista para conferir se está tudo certo.