Você aí, de quarentena, longe do crush, deve estar usando bastante seus brinquedinhos, não é? Espero que sim!! E espero também que você tenha o hábito de limpá-los bem, independente da frequência de uso. Manter seus vibradores e acessórios bem higienizados é muito importante e fácil, desde que saiba como fazer. A limpeza inadequada pode causar infecções, independente de usar os brinquedos sozinha ou acompanhada.
Agora, não crie neuras com a possibilidade de infecções e saia mergulhando seus vibradores em água e sabão. Por favor, não faça isso!
Primeiro você precisa saber de que material seus acessórios são feitos. A maioria pode ser dividida em duas grande categorias: materiais porosos ou não porosos. Para saber de que tipo de material é feito o seu brinquedo, olhe a caixa ou procure online.
Os materiais porosos podem esconder bactérias, fungos e sujeiras em geral, e nesse grupo estão incluídos os seguintes tipos produtos: borracha termoplástica, elastômero termoplástico, borracha gelatinosa, sensafirm, UR3 e látex.
Os não porosos tendem a não serem propício à aderência de microorganismos, e são eles: plástico de acrilonitrila butadieno estireno, vidro de borossilicato, copo de cal sodada, silicone e metais, como aço inoxidável e ouro.
Independentemente do material do seu brinquedo, você deve lavá-lo e secá-lo após cada uso para que fique o mais limpo possível.
Onde mora o perigo?
Sua vagina é o lar de uma variedade de bactérias e fungos que ajudam a mantê-la saudável. Quando você usa um brinquedo sexual, é provável que alguns desses microrganismos se fixem no brinquedo. Na maioria das vezes, isso não será prejudicial, sua vagina já está acostumada a lidar com esses microorganismos.
Entretanto, nem sempre é tão tranquilo assim. Digamos que você tenha uma infecção sexualmente transmissível ou vaginal e decida se masturbar usando um brinquedo. É possível que alguns dos patógenos que causam a infecção permaneçam na superfície do brinquedo (se não for poroso) ou entrem nos orifícios minúsculos (se for poroso) e continuem a viver lá. Se você não limpar o brinquedo antes de compartilhá-lo com um parceiro (ou parceira), é possível que você espalhe a infecção para ele (ou ela). Você pode até ser capaz conduzir uma reinfecção no seu próprio organismo.
Este risco de infecção não se limita apenas a problemas vaginais. Preocupações semelhantes existem com bactérias gastrointestinais, pois o reto é o lar de todos os tipos de bactérias com as quais sua vagina não está acostumada.
Como limpá-los, exatamente?
A limpeza adequada e tão importante quanto a limpeza regular. Então, vamos lá, com limpá-los, então?
Dê preferência a sabonetes neutros ou de glicerina. Sabonetes perfumados podem causar desequilíbrio da flora vaginal, alternando seu pH. Xampu, então, nem pensar!
Vamos às especificidades:
O seu brinquedo é feito de elastômero ou látex? Esses materiais são sensíveis à temperatura e podem ficar empenados se forem expostos a muito calor. Se o seu brinquedo vibrar, limpe-o com uma toalha morna, úmida e com sabão. Se não vibrar (ou vibra, mas é à prova d’água), coloque o brinquedo em água morna e limpe-o com uma toalha com sabão.
É feito de elastômero? Faça a mesma coisa que você faria com os brinquedos listados acima, mas não os exponha a muito sabão. Isso pode danificar o material.
O seu brinquedo é feito de plástico ABS? Assim como um elastômero ou brinquedo de látex, você pode limpá-lo com um pano úmido e sabão neutro se ele vibrar ou lave-o com água e sabão neutro se não vibrar. (Ou se vibra, mas passa a ser à prova d’água.)
É feito de vidro de cal sodada? Esse tipo de vidro pode ser sensível à temperatura. Lave da mesma forma que você lavaria um brinquedo de látex ou elastômero.
Se for feito de vidro borossilicato, silicone ou metal, você pode limpar esses brinquedos usando sabão neutro e água morna ou uma toalha úmida com sabão, muito parecido com os brinquedos acima. Como um bônus, se seus brinquedos de vidro borossilicato, silicone ou aço inoxidável não vibrarem, você pode fervê-los por 3 a 4 minutos para desinfetá-los totalmente.