Dia desses, uma seguidora me perguntou, lá no Instagram [ https://www.instagram.com/vaginasemneura/ ] , se era normal ter pelos nos mamilos. Fiquei me questionando se mais gurias teriam essa neura e, com receio de que a resposta fosse sim, estou aqui para dizer: pelos nos mamilos é absolutamente normal.
Se você já notou um pelo rebelde no mamilo e ficou com a expressão “o que isso está fazendo aqui?”, relaxe. Pense desta forma: você tem pelos por todo o corpo, então seus seios não devem ser exceção.
Isto que chamamos de “pelo do mamilo” não está exatamente no mamilo, mas sim na aréola. Não se sabe exatamente porque as mulheres têm esses pelos, mas biologicamente há uma explicação.
Na evolução do ser humano, os pelos corporais podem ter se desenvolvido por inúmeras razões, algumas desconhecidas. Entretanto, o cabelo ao redor dos mamilos é um provável resquício de quando os pelos do corpo eram uma parte importante da regulação da temperatura corporal do homem primitivo.
O quanto (ou quão pouco) é normal?
Como qualquer outro tipo de pelo corporal, os pelos em torno da aréola podem variar em quantidade, espessura e cor de pessoa para pessoa. Da mesma forma que seus pelos pubianos também podem ser diferentes dos pelos do resto do corpo. Não há estudos que façam mensurações da quantidade, ou estabeleçam padrões de normalidade.
Entretanto, existe um fator conhecido que atua diretamente no crescimento dos pelos: a flutuação hormonal. O período da gravidez é o mais conhecido. O pico de estrogênio induzido pela gestação pode prolongar a fase de crescimento do cabelo, então, assim como o cabelo em sua cabeça pode parecer especialmente longo e farto quando se está grávida, o mesmo pode acontecer com os pelos do resto do corpo. Tudo normal.
Se você notar que está produzindo muito mais pelos e cabelos do que antes, pode ser um processo conhecido como hirsutismo, que ocorre por causa dos hormônios masculinos elevados, como a testosterona. Vale a pena conversar com seu médico. Ele pode avaliar você e, se necessário, recomendar tratamentos específico.
Então, guria, não há razão para você se sentir estranha com isso. Mas se você realmente não suporta ter pelos nos ao redor dos mamilos, você basta arrancá-los como faria com suas sobrancelhas. Use pinça (SEMPRE!), pois a pele da região é muito sensível.
Mais uma vez, ter cabelo ao redor dos mamilos é supernormal e não é algo que você precise se estressar.