Qual método é o melhor pra você? Ambos são posicionados dentro do canal vaginal, mas atuam de formas completamente diferentes.
O coletor menstrual e o absorvente interno cumprem um papel importante para mulheres que não gostam dos absorventes externos, independente do motivo. Ambos são discretos, não deixam a pele ter contato com o fluxo menstrual e, se usados corretamente, não deixam exalar aquele cheirinho… Mas, a atuação deles é completamente diferente e cada um tem suas particularidades.
Vem comigo para conhecer e esclarecer tuas dúvidas na escolha do melhor tipo para você.
Absorvente interno
Os absorvente interno tem uma grande capacidade de absorção. Eles coletam até 7 ml de sangue. Entretanto, eles absorvem também o muco das paredes do canal vaginal, e isso reduz a flora de proteção natural e deixa a vagina ressecada. As tramas do algodão facilitam a proliferação de bactérias e, por isso, deve ser trocado em até quatro horas, no máximo oito, por uma questão de higiene e risco de vazamentos. Não se deve dormir com ele.
Ele entra com a espessura de um dedo e sai cerca de quatro vezes mais largo após. Ele é descartável e demora mais de dez anos para se decompor na natureza.
Alguns modelos possuem aplicador para facilitar a inserção e a cordinha fica para fora facilitando a retirada. A adaptação é mais simples, a do coletor, mais complexa. Caso você tenha alguma dificuldade no uso do absorvente interno, tem um vídeo com dicas no meu canal. Confere aqui .
Coletor menstrual
O coletor funciona como um balde numa goteira. Fica próximo ao colo uterino e pode ser usado por oito, até 12 horas. Os riscos de infecção existem, mas são bem menores. Você deve ficar atenta às recomendações de higienização e armazenamento do fabricante. O ideal é ferver após finalizar o ciclo para guardar bem limpinho.
Um coletor custa entre R$80,00 e R$100,00 e poder ser utilizado por até dez anos. Ou seja, existe uma economia considerável nessa escolha. Outro ponto favorável do coletor menstrual é que os risco de vazamento são menores, pois ele suporta até 34 ml de fluxo, bem mais do que o absorvente interno.
Se você ainda não testou o coletor menstrual porque não sabe ou tem medo de usar, no meu canal do YouTube que tem um vídeo ensinando tudo. Você pode assistir aqui .
As únicas coisas que os dois têm em comum são:
- devem ser posicionados dentro do canal vaginal;
- não pode fazer sexo com penetração durante o uso;
- ambos podem ser utilizados para natação, ou outras atividades nas quais um absorvente externo possa causar algum desconforto.
E aí, qual o método você escolheu? Absorvente interno ou coletor menstrual?
Me conta mais sobre a tua decisão.