Provavelmente, sua vagina cheira muito bem, mas se você notar um odor incomum, pode estar relacionado a essas causas.

Apesar do folclore e as informações que ouvimos de amigos e amigas, provavelmente não há nada de errado com seu odor vaginal. É absolutamente natural e normal que sua vagina tenha algum tipo de perfume. E, não, esse perfume provavelmente não será o de um campo de flores. É uma vagina, não um armazém de um boticário.

O canal vaginal tem seu muco característico, afinal, todas as mucosas do corpo produzem secreções. Então, sua vagina pode ter um odor leve, ou leve que não é desagradável. O que não pode acontecer é haver um cheiro forte que causa alguma repulsa ou mal estar em você.

O odor vaginal é como suor, cada um tem seu próprio perfume. E é provável que você cheire muito bem! Mas se você perceber uma mudança no seu odor vaginal que não desaparece, vale a pena conversar com seu médico.

Para ajudar na tua neura, listei algumas coisas que podem causar mau cheiro na vagina:

  • Você tem uma infecção bacteriana.
    Vaginose bacteriana ocorre quando as bactérias se proliferam de maneira descontrolada. Eventualmente pode ocorrer as más bactérias se desenvolverem mais do que as boas, isso diminui o pH da vagina e pode criar um mau odor de peixe. Procure um médico se você se identificar com esses sintomas.

  • Você comeu algo diferente.
    Quanto mais saudável você estiver por dentro, melhor – ou mais neutro – será o perfume que seu corpo emitirá. Ou seja, se você estiver mudando sua alimentação, ou se comer algo que não faz parte da sua dieta do dia a dia, isso pode alterar sim o odor da vagina. Quer ver como isso fazer sentido? Você já deve ter visto alguém que tomou o maior porre e, no dia seguinte, estava exalando cheiro de bebida alcoólica – principalmente se a pessoa escolheu destilados. Esse odor estava saindo no suor. Pois o mesmo acontece no muco vaginal, que também é uma secreção do corpo. Então se de repente você sentir um cheirinho diferente, pense no que você comeu um ou dois dia antes. A resposta pode estar aí.

  • Você fez sexo recentemente sem camisinha.
    Você pode notar que as coisas cheiram um pouco diferente depois do sexo, o que faz sentido. Você tem seus fluidos misturados com os de outra pessoa e talvez um pouco de suor também. Além disso, o sêmen tem um pH elevado, diferente do pH vaginal, e isso pode causar a formação de um odor. Normalmente, o cheiro desaparece sozinho dentro de um dia ou mais – ou depois do banho – mas se persistir, chame seu médico.

  • Você está menstruada.
    Você provavelmente descobriu que seu odor vaginal fica um pouco mais intenso quando você está menstruando, e isso é normal. O sangue tem um pH elevado e isso pode alterar um pouco a flora vaginal durante o período menstrual. Normalmente, não é uma grande mudança e desaparece assim que a menstruação termina.

  • Você tem um problema de fungos.
    Você provavelmente associa infecções fúngicas a uma certo corrimento, mas elas também podem causar um odor específico. O pH da sua vagina na verdade não muda quando você tem um problema com fungos, é o fundo que tem odor. Portanto, se seu corrimento cheirar mal, mas não como peixe, pode ser uma infecção por fungos. A candidíase é um exemplo clássico. Há diversos medicamentos para tratar uma infecção, mas se você já tentou uma vez e não funcionou, consulte o seu médico.

  • Você tem tricomoníase.
    O mau cheiro lá em baixo pode sinalizar uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) chamada tricomoníase, causada por um pequeno parasita que é transmitida durante o sexo, e é muito comum. Além de um corrimento vaginal fétido, ele pode fazer com que seus órgãos genitais cocem e causam dor ao urinar, embora muitas pessoas não apresentem sintomas.

  • Você tem outra DST.
    A gonorreia e a clamídia também podem causar corrimento fedorento. E, assim como na tricomoníase, muitos não têm sintomas. Esteja sempre em dia com seu teste de DSTs.

  • Você suou bastante recentemente.
    Se você for à academia e perceber um odor vaginal desagradável depois, provavelmente é devido ao suor em excesso lá embaixo. Às vezes, os tecidos desenvolvidos para esportes, destinados a reter e absorver o suor, podem causar um cheiro almiscarado.Não é necessário se livrar de suas calças de treino favoritas, mas tome banho imediatamente após o exercício (ou seja, não fique com roupas suadas). E lembre-se: tudo que você precvisa para limpar sua região íntima é água ou sabão neutro.

  • Você está usando roupas íntimas erradas.
    O tipo de roupa íntima que você escolhe é importante. Certos materiais retêm o calor e a umidade, afetando o equilíbrio geral da sua flora vaginal. O conselho clássico ao comprar roupas íntimas é optar pelo algodão, pois se sabe que é um tipo de tecido que auxilia na transpiração da pele. Se você notar uma alteração desagradável no seu odor vaginal, tente trocar o material das calcinhas que você compra.