Você conhece os acessórios que auxiliam nos exercícios de pompoarismo? O ben-wa, ou as bolinhas de pompoarismo, é um dos utensílios mais conhecidos, que melhora a propriocepção e coordenação motora para quem faz o Contra & Solta regularmente. Foi o primeiro acessório que escolhi no início da minha prática e foi fundamental para aprender a executar as famosas manobras na hora H. 

Existem diversos tipos de ben-wa. Os formatos, pesos e materiais variam de acordo com o fabricante, mas o objetivo é sempre o mesmo, promover maior contração muscular para melhorar o tônus e reduzir a elasticidade do assoalho pélvico. As bolinhas possuem um mecanismo interno que provoca pequenas vibrações e o intuito é introduzi-las no canal vaginal e exercitar a musculatura para que elas não saiam. 

É bom ter um ben-wa? Sim, é ótimo. Entretanto, não é obrigatório adquirir qualquer acessório para executar os exercícios íntimos. Você pode – e deve – começar a prática sem qualquer utensílio, exceto sob orientação profissional. Os acessórios auxiliam bastante na evolução, mas adquirir consciência da execução certa dos exercícios sem interferência é o primeiro e mais importante passo para as iniciantes. 

Contrair e soltar é simples. Ou não? 

A técnica dos exercícios íntimos – o Contra & Solta – é simples, mas pode ser difícil para algumas mulheres. Cerca de 30% delas não faz o movimento correto. 

Vamos testar? Faça agora: contraia a musculatura pélvica, como se quisesse segurar o xixi, e solte a seguir. Se você consegue fazer o movimento de “fechar” a musculatura e elevá-la, está corretíssimo. Parabéns!

Caso você tenha feito qualquer outro movimento, ou se não sentiu nada, saiba que não é motivo para desespero. Tudo é aprendizado e o aperfeiçoamento vem com a repetição. Tente novamente: contraia fechando e elevando, e solte; contraia fechando e elevando, e solte. 

No meu canal no YouTube há treinos gratuitos para você iniciar no pompoarismo, e também testes para descobrir se está em um nível iniciante, intermediário ou avançado. Bastam 10 minutos por dia, você pode fazer deitada ou sentada, e com a roupa que estiver (recomendo fazer o teste observando sua região íntima no espelho, para melhorar seu autoconhecimento).  Clique aqui para assistir.

 

Mas e o Ben-wa? 

Para minhas pacientes do consultório, a recomendação do ben-wa é muito mais fácil, pois através de exames consigo perceber se elas estão no momento certo de fazer exercícios com acessórios e qual peso adequado para cada caso. Mas no acompanhamento à distância, a orientação é sempre a partir do nível intermediário ou avançado nas técnicas de pompoarismo. 

O objetivo do ben-wa é aumentar o estímulo para a conquista da hipertrofia muscular do assoalho pélvico. O uso indevido pode causar o efeito reverso e resultar no retrocesso do fortalecimento da região. 

Você já ouviu falar que o pompoarismo deixa a mulher “mais apertadinha”? Então, essa sensação é resultado da hipertrofia, que é percebida a partir de apenas 40 dias de treinamento, quando feito de acordo com as recomendações, sem pular ou acelerar etapas. 

Ok, ok… se você está no time das afobadinhas e quer comprar um bem-wa de qualquer jeito, assista a um vídeo no qual que explico tudo sobre o uso das bolinhas, desde a posição correta até o tempo máximo de uso. Clique aqui para assistir. 

Inclusive, se você tiver interesse em aprofundar seu conhecimento em pompoarismo, convido a conhecer meu programa online, que é tão completo que inclui um treinamento de acordo com cada fase do ciclo menstrual, para que você tenha constância todos os dias. Saiba mais em Pompoarismo – A ginástica íntima | VagiSemNeura